segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Segunda semana de aulas e conferência

                                


Já estamos na segunda de semana de aulas. Voltamos então a nossa rotina de prática normal. Ontem, domingo, teve a primeira aula guiada da série intermediária, para aquele alunos que já fazem a série aqui. Depois de mais de 1 semana sem praticá-la e juntando com  a viagem, fusorario... bateu um certo receio... Esta aula nao é fácil, não! Requer muita disciplina e atenção, pois são posturas mais complexas e que o Sharath exige mais permanência e controle. Ufa! Mas a sensação depois de praticá-la, foi maravilhosa e percebi depois que todo esforço valeu a pena!
Na parte da tarde, tivemos conferência com Sharath, isso acontece geralmente todos os domingos. Neste momento, ele fala sobre algum assunto da prática e também é aberto para os alunos fazerem perguntas e tirar dúvidas. É muito bom ouvir suas palavras. Intuitivamente ele acaba tocando em algum assunto que precisamos mais ouvir. No final da conferência,  sempre tenho as respostas e inspirações sem precisar fazer nenhuma pergunta.
Ele iniciou falando que nos dias de hoje, muitas pessoas vem para Mysore para estudar. Tudo isso se deve a seu avô, Sri K.Pattabhi Jois que fundou o Astanga Yoga Nilayam, também chamado de Astanga Yoga Research Institute,  em 1946. Antes disso, o ashtanga yoga não era popular, ninguém sabia o que era ashtanga yoga. Na época tinham 5 ou 6 institutos de Yoga mais conhecidos . Então, Guru Ji trouxe mais conhecimento para os seus alunos sobre o AstangaYoga; os oito passos do yoga. Mas o que significa a palavra “research” neste contexto? Research, que significa pesquisa,é a pesquisa que é feita dentro de cada um, através da prática pessoal. O laboratório de pesquisa não está fora, está dentro de nós. E como começa esta pesquisa? Ela começa através dos asanas( posturas), o asana é o primeiro passo para se atingir estabilidade no corpo e na mente. Por que devemos fazer então tantos asanas? “Porque o caminho não é tão fácil assim, se fosse tão fácil, todos nós ja seriamos pessoas iluminadas!”diz Sharath. O caminho requer muita dedicação e disciplina.
Os asanas para ter o seu real efeito ,devem vir juntos com os yamas e nyamas, que são as condutas éticas do Yoga. Esses três passos são essenciais para trazer alicerce à prática de yoga, que é uma prática espiritual. Através dos asanas, purificamos o corpo e a mente  e assim os outros passos vem automaticamente. Yamas , nyamas , asana e pranayama são práticas externas . Quando estas práticas são feitas com esforço e dedicação dentro de nós : prathyahara, dharana , dhyana e samadhi acontecem naturalmente. O real significado da prática de yoga, o que chamamos de estado de yoga, acontece internamente.  Esse esforço vem através do sadhana, que significa prática diária, mas na verdade significa muito mais do que isso, pois significa prática diária com dedicação, devoção e determinação. Só assim ela se torna verdadeiramente espiritual. Yoga é muita mais que fazer asanas ou ter algum certificado ou graduação. Yoga é auto transformação.  Como buscar esta auto transformação? Buscando ir cada vez mais fundo em sua prática. Ir fundo na prática não significa que você precise fazer asanas dificies, mas sim como este asana tem efeito no seu corpo e mente.  Com a prática diária de asanas vamos conseguindo ter um corpo e mente mais flexivel e saudável.  Se não temos um corpo saudável, como conseguir sentar para se concentrar e meditar? Impossível! A doença é um dos obstáculos da prática.  Os asanas vão purificando o corpo e eliminando as doenças.
Mantendo então a prática continuamente, vamos conseguindo manter o foco, ficando cada vez mais longe das distrações externas.  Com isso, vamos deixando nossa mente mais tranquila, forte e focada para então poder sentar e meditar por mais tempo.  Antes disso acontecer, devemos praticar muito e por um longo periodo de tempo para então conseguir esta estabilidade dentro nós.
Essas foram algumas palavras de sabedoria ouvidas na Conferência que gostaria de compartilhar com vocês Que assim possamos cada vez ir mais na fundo na nossa prática pessoal. Cada um dentrodo seu caminho, buscando a sua auto-transformação e liberdade
E assim sigo a semana praticando e vivendo o Yoga a cada dia! Boa semana para todos!
Namaste!




5 comentários:

  1. Que lindo Dany! Muita luz para vc e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e sua experiência, assim, mesmo longe, aqui no Brasil, nos sentimos mais pertinho de Mysore! Bjs e boas práticas para vcs!

    ResponderExcluir
  2. Nice post and a lot of information to absorb. Have a great time in Mysore.

    ResponderExcluir
  3. ô saudade de Mysore, da prática, das aulas de canto védico e das conferências do Sharath. =~

    Momentos únicos e especiais.

    Vou ficar acompanhando o blog, mais uma forma de manter o meu pensamento e a minha vontade por aí com vocês!!!!

    Aproveita!!!

    Beijos!!! =)

    ResponderExcluir