sábado, 19 de fevereiro de 2011

O real sentido da prática




Todo mundo já ouviu alguma vez,famosas frases ditas por Guru Ji, : “Pratique e tudo virá.”ou ” 99% prática e 1% teoria”. Mas o que será esta prática? Isto significa que não é importante estudar a filosofia e outros aspectos do yoga?
Quando iniciamos, realmente fica difícil distinguir exatamente ao certo o que significa “praticar Yoga”. Tenho certeza de que a maioria de nós, começou a fazer yoga por curiosidade, para curar alguma doença ou simplesmente pela parte física. Naturalmente ao londo do tempo, percebemos que Yoga é muito mais do que isso. Eu mesmo comecei a praticar yoga numa academia de ginástica por mera curiosidade . Encantei-me pela parte física, pelos diferentes e virtuosos asanas, mas logo percebi que aquilo não terminava ali. Tive a sorte de encontrar um excelente professor que me mostrou o verdadeiro sentido da prática. Por isso, nao desprezo e nem critico as diferentes formas e estilos de expressar o yoga. Temos que admitir que o Yoga não faz parte da cultura ocidental e para podermos atingir um grande número de pessoas,ele deve ser apresentado de uma forma de fácil compreensão.
O Astanga Vinyasa Yoga é exatamente a aplicação do Astanga Yoga de Patanjali. Não existe separação. Quando Guru Ji se refere à prática , ele se refere a todo o seu contexto. Praticar yamas e nyamas , asanas, pranayamas, pratyahara, dharana e dhyana. Samadhi será consequência de todo o processo.
Sharath  em todas as conferências, dá ênfase a importância da prática como um todo. Muitos estudantes vem a Mysore em busca de ajustes, de posturas e reconhecimentos. Isso pode acabar gerando uma expectativa muito grande que só pode levar a uma frustação futura. Praticar ashtanga não é somente fazer Surya Namaskar  e posturas dificies. Os asanas são apenas fontes de estudo para a busca do auto conhecimento e purificação do corpo e da mente. A respiração Ujjayi conduz a mente tornando-a  atenta e concentrada e a mente controla e coordena o corpo. Quando conseguimos esta unidade, podemos experienciar os benefícios mais profundos do Yoga.
A palavra Swadhyaya significa estudo e sabemos que é muito importante unir prática e teoria. Estudar as escrituras hindus e os livros sagrados fazem parte de todo o contexto yoguico. Mas nada adianta decorar todo o Bhagavad Gita, por exemplo, senão aplicarmos seus ensinamentos em nosso cotidiano.
Por isso, é importante refletir qual o real caminho que estamos dando a nossa prática.
A prática de ashtanga é muito empolgante e ás vezes podemos perder o foco. Sem perceber, podemos nos ver apegados a realizar um asana perfeito ou se frustar porque não conseguirmos realizar uma certa postura. Por isso,tenho cada vez mais certeza de como é difícil praticar ashtanga mas não pelo corpo e sim pela mente. Devemos ter uma atitude de muita compaixão e aceitação. Quando nos desapegamos dos resultados e fazemos nossas ações diárias, tudo acontece naturalmente sem que precisar fazer esforço. Pense nisso!
                                                                Namaste!

5 comentários:

  1. Dany querida...adorei esse seu texto...nos últimos tempos tenho pensado mto nisso e tentado viver isso...e começou quando lesionei o meu joelho e me vi entristecida por retroceder na minha prática.
    Logo depois começaram vários problemas graves com familiares meus e percebi ou melhor me vi realmente "praticando yoga". E me foi vital conseguir ver isso.
    Agora sigo nessa caminhada. Grande beijo Lourdes

    ResponderExcluir
  2. Amo yoga, amo o que faço, mas suas palavras não poderiam estar melhor colocadas, a vivência em yoga é muito mais do que ministrar aulas e montar belas posturas, é levar o estado alcançado por uma prática bem executada para fora do mat, para o seu dia, para a sua vida e é aí que começam os obstáculos, tudo parece conspirar para desistirmos, praticamente estudo sozinha e ainda não encontrei um instrutor que realmente acrescente algo em minhas práticas, pois acredito que o estado mental é alcançado a partir do físico e vice-versa, por isso agradeço a você Dany, pelas palavras e demonstrações que faz em seus dvds que me ajudam a trilhar o encantador caminho do yoga. Namastê

    ResponderExcluir
  3. Dany.
    Acho que as academias de ginástica deveriam se curvar ao verdadeiro espírito do Yoga, e isso não acontece na prática. Yoga para mim significa auto-conhecimento.
    Beijos para ti.
    com carinho, Adriana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Dany!
    Eu ainda não sou tua aluna, mas adquiri seus dvd's e sinto um pouco como se fosse. Pratico yoga aqui em Recife com Munindra Mohan e desde o ano passado (2010) comecei a viajar para os workshops de Matthew e Carla Vollmer. Cada dia minha relação com a prática é mais forte, mais sincera, mais amorosa. Sou imensamente grata aos mestres que encontro pelo caminho, todos eles - àqueles qie me ensimam através das aulas, ou através dos livros, dos seus disciplos... Adorei seu blog. Me encontro nesse momento buscando a teoria, já que a prática já se tornou diária
    Espero algum dia ter a oportunidade de praticar com você em algum workshop.

    Abraços. Namastê !
    Bárbara Cunha
    afigurinista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Dany!
    Adorei seu blog, tenho seus vídeos e queria muito ver novos posts mais frequentemente!!!
    Muito obrigada!
    Namastê!
    Heloísa

    ResponderExcluir