sábado, 29 de janeiro de 2011

A importância do Sadhana



Essa terceira semana aqui em Mysore foi uma semana bem proveitosa mais de alguns questionamentos. Eu cheguei aqui com a intenção de conhecer as raízes do Ashtanga Vinyasa Yoga, a onde tudo começou. Sentir a energia de praticar no Shala com milhares de praticantes de todos os cantos do mundo. Literalmente "esvaziei a xícara" e vim aprofundar minha disciplina espiritual, o meu Sadhana. Independente se eu iria fazer a primeira, segunda ou terceira série. Se realmente eu tivesse esta intenção com certeza não teria viajado até aqui. A longo do tempo, percebo que quanto mais avanço nas posturas da série do ashtanga, menos importantes elas se tornam. A vivência na prática nos ensina a desvendar o real sentido de estar ali e descobrir que existe muito mais além do que fazer posturas.  Não estou tirando nenhum mérito de fazer asanas, pois os acho muito importantes. Realmente é através dos asanas que limpamos o nosso corpo e juntamente com a respiração ele se torna uma poderosa ferramenta para buscarmos foco e estabilidade física e mental.
Mesmo não tendo expectativas em relação a “ganhar posturas”, naturalmente vem o questionamento. Sem querer, nos vemos apegados ao desejo. O ego esta ali o tempo todo nos testando, mas o importante é parar e somente observar este sentimento. No momento que nos identificamos com o desejo, consequentemente ele pode trazer algum tipo de frustração. E ai vem o questionamento...
Nesta semana me senti um pouco desmotivada e acomodada. Naturalmente a prática de asanas, esta ficando cada vez mais fácil e sem esforço. Por outro lado, venho sentindo-a cada vez mais firme e consistente. Então: ai esta o Yoga! Como diz no Yoga Sutra de Patanjali: Para se atingir o verdadeiro estado de Yoga, o asana deve se tornar firme e confortável. Aqui ninguém é melhor do que ninguém, é um bom treino de humildade e aceitação. Se é a primeira vez que você vem praticar ,vai começa com a Primeira Serie durante todo o mês. Com certeza fazemos isso, para buscarmos força e solidificar a prática.
Na ultima Conferência, Sharath  inicia com uma pergunta de um aluno de como devemos agir quando temos duvida em relação a pratica. Ele ficou em silêncio por alguns minutos e recitou o sutra que fala sobre os 9 obstaculos da prática, um desses obstaculos e a dúvida. Ele fala da importância de manter o Sadhana,  a disciplina espiritual. Não ficar muito preocupado em avançar nas posturas, ganhar autorização ou certificado...Se temos a prática embasada e forte, naturalmente as dúvidas desaparecem e a vida se torna mais fácil. Ele ressaltava o tempo todo a importância de ver a prática de ashtanga com uma disciplina espiritual : “O tempo de todo os alunos estão querendo mais , nunca estão satisfeitos com o que tem, se eu dou uma nova postura, ele já esta perguntando quando vai poder fazer a próxima. Querer sempre mais e mais é uma forma de apego.”
Nosso dia-a-dia sempre vão existir impecilhos que possam desviar o nosso caminho, mas precisamos sempre ter bom senso e manter o foco na prática.
Sharath lembra que Guru Ji já quase nem podia nem andar, pois já estava bem doente, mas descia as escadas todos os dias de manhã e ia fazer os 108 Gayatri Mantra, uma prática muito importante para os bhramanis.
O Sadhana nos fortalece e nos faz descobrir o sentido da vida e a nossa libertação como ser. Por isso pratique e tudo vira!             
                                             Namaste!


4 comentários:

  1. Que lindo Dany! ja era fã de seu trabalho "fisico "agora depois desta leitura vi que tens o lado espiritual e emocional caminhando bem juntinho! Amei e quero me espelhar em voce pra começar a praticar!

    Otima viagem que continues aproveitando cada segundo e venha mais inspiração pra POsts como este!

    Abraço

    Leticia

    ResponderExcluir
  2. Grande reflexão, Dany!
    Devemos sempre dispensar um momento para o nosso sadhana.
    Estou acompanhando as suas estorias, que estão sendo bem contadas. Será que vai dar um livro?

    ResponderExcluir
  3. pelo google cheguei aqui.

    muito bom texto!


    abraço
    Herbert

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir